5ª AULA DO CURSO DE WINDOWS



ACESSANDO O WORDPAD 
1.Clique em Iniciar com o botão esquerdo do mouse.
2.Na caixa de pesquisa digite: WORDPAD
3. Pressione a tecla Enter. 

IMPORTANTE: VOCÊ PODE UTILIZAR O WORDPAD PARA CRIAR ARQUIVOS DE TEXTO, COM O QUAL PODE EDITAR E FORMATAR TEXTO COM MUITA FACILIDADE. 

 INSERINDO RÉGUA E BARRA DE STATUS 
1.Clique em Exibir. 
2.Clique em Régua. 
3. Clique em Barra de Status. 

 O USO DE LETRAS MAIÚSCULAS 
Usa-se sempre letras maiúsculas em início de frases, nome de pessoas, nome de altos cargos ou postos, nas expressões de tratamento. Para digitar uma letra em maiúscula mantenha pressionada a tecla SHIFT e pressione a tecla da letra correspondente. Agora para digitar um texto inteiro em maiúsculo pressione a tecla CapsLock, para retirar o efeito da tecla basta pressionar novamente a tecla CapsLock. 

COMO PONTUAR UM TEXTO 
A pontuação é um assunto muito importante, pois sua ausência ou o seu uso pode tornar a frase sem sentido ou dar-lhe sentido do que se quer. Por isso, julgamos oportuno e necessário fazer um bom estudo do assunto. 
Ponto: é usado para indicar o fim do período nas frases declarativas. 
Ponto de Interrogação: é usado nas perguntas ou frases interrogativas. 
Ponto de exclamação: é usado nas palavras, expressões ou frases que indicam surpresas, espanto, admiração, susto, desejo. 
Dois – pontos: são usados para indicar uma citação. 
Ponto-e-virgula: pode-se dizer, que tem o mesmo valor que o ponto, mas parece que ele nos indica uma pausa maior que a da virgula e menor que a do ponto. 
Aspas: são usadas para indicar uma citação de outra pessoa ou chamar a atenção para certas palavras da frase. Travessão: é usado para indicar a mudança de pessoa que fala num dialogo. 
Virgula: representa uma pausa leve e é usada na data, depois do nome da localidade, nos endereço, separando o nome da rua do numero da casa, e para separar palavras.

INSERINDO DATA E HORA NO TEXTO 
1.Clique em Inserir.
2.Clique em Data/Hora.
3.Selecione uma das opções.
4.Clique em OK. 

 CONFIGURANDO A FOLHA 
1.Clique em Arquivo.
2.Clique em Configurar Página.
3.Escolha o tamanho do papel.
4.Escolha a orientação do papel.
5.Clique em OK 

 VISUALIZAR A IMPRESSÃO 
1.Clique na opção arquivo com o botão esquerdo do mouse. 
2.Selecione a opção imprimir. 
 3.Clique na opção visualizar impressão com o botão esquerdo do mouse. 

 IMPRIMINDO UM TEXTO 
1.Clique na opção arquivo com o botão esquerdo do mouse.
2.Clique na opção imprimir com o botão esquerdo do mouse.
3.Escolha a impressora.
4.Escolha o número de cópias.
5.Clique em imprimir com o botão esquerdo do mouse. 

 SALVANDO UM TEXTO 
1.Clique na opção arquivo com o botão esquerdo do mouse.
2.Clique na opção salvar com o botão esquerdo do mouse.
3.Certifique-se que a janela “Salvar Em” esteja na opção Documentos. 
4.Digite o nome desejado para o arquivo na janela nome do arquivo.
5.Clique na opção salvar com o botão esquerdo do mouse.